No próximo dia 23 de Novembro, se inicia a campanha de super descontos Black Friday, com isso os consumidores devem estar muito mais atentos aos sites em que pretendem realizar suas compras.

Neste ano, 419 empresas estão na chamada “lista suja” divulgada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon – SP). Dos 419 registros de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) fiscalizados, 252 empresas estão com o endereço eletrônico fora do ar e 167 têm sites ativos.

Esses sites devem ser evitados porque receberam reclamações de consumidores registradas no órgão fiscalizador, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados.

Lista para consulta: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

E quais são as principais reclamações durante a Black Friday?

De acordo com dados fornecidos pelo Procon-SP, 2.091 queixas foram feitas por consumidores durante a edição passada da Black Friday, em 2017. Entre elas estão as “maquiagens de descontos”, quando se aumenta o preço antes da data para, em seguida, aplicar um desconto que, na verdade, iguala o desembolso do consumidor com o valor anterior.

Também foram identificados casos em que o produto ou o serviço oferecido não estavam disponíveis no estoque da loja virtual, em que o valor foi alterado no momento de finalização da compra, e alguns pedidos cancelados pela empresa vendedora após a finalização da aquisição.

Para os consumidores que pretendem aproveitar as promoções da Black Friday, dia dedicado a grandes ofertas nos mais diversos setores do comércio, agora tem uma plataforma para evitar falsos descontos: a BLACK FRIDAY DE VERDADE. O site, que é uma extensão criada para o navegador Google Chrome, tem como objetivo verificar os preços dos produtos em promoção nesta data.

Através da plataforma, que é uma iniciativa da Proxy Media, empresa especializada em soluções digitais, os usuários podem monitorar preços de um determinado produto em diversas lojas para ver se o desconto é ou não real e, assim, conseguir realizar boas compras.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, pelo menos 37% das pessoas apontam falta de confiança nas promoções como principal entrave para não aproveitarem os descontos da data.

Para driblar o problema, a extensão da Black Friday de Verdade possibilita o monitoramento do histórico de preços e também a ativação de avisos, de modo que o consumidor recebe um alerta quando o objeto desejado entra em promoção.

De produtos de beleza a móveis e equipamentos eletrônicos, o site engloba algumas das principais lojas virtuais brasileiras, como Americanas, Sephora, Netshoes, Submarino, Poloshop e Amazon.

Você pode conferir a lista completa aqui:  https://blackfridaydeverdade.com.br/#lojas

O consumidor que adquirir em alguma das lojas monitoradas pela ferramenta ainda pode ganhar diversos tipos de cupons de descontos, que podem ampliar a economia durante a compra.

Fiquem atentos e aproveitem!! Boas compras.

Lacerda Medrado Advocacia.